Páginas

Resenha: O livro da menina + Entrevista com a autora.


Resenha.

          Em "O livro da menina", Raffa Fustagno fala das sensações e emoções despertadas por livros e filmes ( se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi!).
           Uma amante dos livros que cresceu e decidiu compartilhar com o mundo suas experiências, através das plataformas que permite uma interação com o seu público. Tudo isso a partir da paixão com young adults e a vontade de espalhar as belezas da literatura e do cinema, com a união das histórias do blog A menina que comprava livros,da Raffa Fustagno no seu primeiro livro, além de ela falar sobre os seus eventos pelo blog.

                                              Entrevista com Raffa Fustagno (Autora do livro).



      RAFFA FUSTAGNO é bookaholic, booktuber, cinéfila e blogueira. Jornalista com pós-graduação em Marketing, criou o blog A Menina que Comprava Livros em 2010 e está no top 10 de resenhistas da Amazon Brasil. Com mais de 100 eventos literários organizados no Rio de Janeiro – onde nasceu e reside –, apresenta mensalmente na Livraria da Travessa o Evento da Menina, que surgiu em 2014 e já recebeu mais de 55 autores, como Thalita Rebouças, Raphael Montes e Marina Carvalho. Ama Stephen King e Anne Rice e, por causa deles, só dorme de luz acesa. Acredita que as livrarias são a nave-mãe lhe chamando de volta para casa e sempre tira férias durante as Bienais, para poder comparecer todos os dias. Toda vez que encontra um autor que adora, como Luis Fernando Verissimo e Harlan Coben, se emociona. Guarda com carinho autógrafos, fotos e lembranças que tem de muitos escritores e atores nacionais e internacionais. Ama tanto livros e filmes que não                                    passa um dia sequer sem ler um livro nem uma semana sem ir ao cinema.


1- Quais foram suas inspirações para escrever o livro? 


Se tem uma autora que me inspirou foi a Thalita Rebouças, ela escrevia uma coluna na Veja Rio que depois virou o Adultos Sem Filtro ( livro publicado pela Rocco) e amava o jeito como ela contava as coisas. Quando a Babilonia Cultura Editorial me convidou para escrever o livro não pensei duas vezes, quis dar aquele jeitinho de humor que amava ler nas crônicas dela pro meu livro. 

2- Quais são as vantagens e desvantagens de ser jornalista?


 A maior vantagem acho que é a facilidade de comunicação, quem estuda jornalismo não tem como não saber se comunicar, mas é lenda que todos amam escrever, estudei com pessoas que não curtiam muito. O que definitivamente não é o meu caso A desvantagem é o mercado de trabalho, muitos lugares não exigem o diploma, então acaba que qualquer pessoa pode ser jornalista, isso eu acho que é um ponto contra. 

3- Qual o seu gênero literário favorito? Você aceitaria escrever um livro de um gênero do qual não gosta? 


Difícil, mas amo Terror e Biografias. Eu sou bem eclética, leio de tudo, mas confesso que acho que teria dificuldade de criar um livro de ficção, tipo Harry Potter, são universos fantásticos com muitos detalhes, não sei se teria tanta ideia assim. No momento acho que não. 

4- Você pretende escrever a continuação de "O livro da menina" ou tem outro projeto em mente? 


Ainda tenho muitas histórias, mas uma que está na gaveta há um tempo é sobre meus ex namorados. Toda vez que lia um trecho para alguém a pessoa ria muito porque parecia mentira mas não é ( infelizmente!rs). Quem sabe um dia não publique? Mas no momento não estou escrevendo continuação do livro. Se fosse para publicar as histórias de ex seria um livro de crônicas e não de auto-ajuda!

5- Pelo o blog A Menina Que Comprava Livros que momentos te marcaram? 


Nossa, muitos! Mas posso citar 3 deles: 1- Quando apresentei meu primeiro evento literário do seriado True Blood na Saraiva do Rio Sul em 2011; 2- Quando ganhei um sorteio para conhecer Harlan Coben em São Paulo e entrevistá-lo em 2014; 3- Quando entrevistei Thalita Rebouças no evento da Menina em 2015. 

6- Se você pudesse escolher um personagem de um livro para ser, por qual você optaria e porque? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário